Banner Blog

Manutenção preventiva de ar condicionado. Quando e como devo fazer?

A manutenção de ar-condicionado realizada com prevenção é um item de extrema importância e faz parte dos itens básicos de qualquer ambiente que tenha o aparelho, seja residencial, seja corporativo. Normalmente, todos deixam para fazer a manutenção de ar-condicionado quando algum problema surge, como mau cheiro, dificuldade de resfriamento ou vazamento. O ideal, como sempre, é focar na manutenção preventiva do aparelho.

Mas por que é importante?


Com a manutenção de ar-condicionado devidamente feita no aparelho, não haverá problemas com a qualidade do ar. Por isso, é importante fazer a limpeza do filtro. Sem a higienização, o ar-condicionado é um local propício para o desenvolvimento de mofo e bactérias que causam problemas alérgicos e respiratórios.

  • Em qualquer aparelho em que seja feita a manutenção preventiva, a vida útil é aumentada. Isso diminui os problemas e evita desgastes desnecessários de peças. E consequentemente, a troca de aparelho;
  • O ar-condicionado, naturalmente, gasta bastante energia. E aparelhos que recebem manutenções periódicas precisam de menos esforço para produzir ar resfriado, sendo mais eficientes e gastam menos energia.

Quando preciso fazer a manutenção de ar-condicionado?

 


Tudo depende da frequência do uso do ar-condicionado. Quanto mais utilizado, maior a necessidade de manutenção preventiva. Em ambientes corporativos, onde o uso é intenso, é aconselhável a limpeza semanal dos filtros. Além disso, existem outros itens. Filtros de Vitamina C e de Carvão e a serpentina, devem ser trocados a cada seis meses.

A limpeza constante dos gabinetes e grelhas importante para que não haja redução do fluxo de ar e mantendo a eficiente da capacidade de funcionamento do ar-condicionado. Essas duas acumulam muita poeira. Se não sofrerem limpeza constante, causam danos à saúde.

Como devo limpar?


Alguns itens da manutenção de ar-condicionado podem ser feitos sem a necessidade de um especialista:

  • A poeira nos gabinetes e grelhas pode ser retirada com um pano ou flanela umedecida;
  • Nunca utilize álcool ou outros produtos que contenham solvente, que podem danificar o aparelho. Apenas água é suficiente;
    A troca de pilhas também pode ser feita
  • É possível, também, fazer a limpeza dos filtros. Basta retirar o painel frontal do aparelho de ar-condicionado e limpar com um pano seco. Se o filtro estiver muito sujo, pode-se limpar com um pano e água morna;
  • É importante retirar o filtro da máquina e lavá-lo com água morna, jogando sempre no sentido contrário da entrada de ar. Não se deve utilizar aspirador, ou qualquer outro produto químico. Depois de lavado, o filtro deve secar naturalmente. Depois de seco, basta recolocá-lo no aparelho e fechar o painel.
  • O manual explica muito bem as manutenções preventivas que podem e devem ser feitas no aparelho de ar-condicionado.

Alguns itens do aparelho requerem mais atenção e cuidado, como a serpentina, que é o trocador de calor, capacitores e sensores. Para isso, acione sempre um profissional qualificado e credenciado. Se o ar-condicionado ainda estiver na garantia é importante acionar o serviço oficial. Assim, o aparelho permanece na garantia.

Fazer a manutenção preventiva do ar-condicionado vai garantir melhor qualidade do ar no ambiente e mais eficiência do aparelho, que vai funcionar melhor e gastar menos energia.

Cuidado com os homens da lei!


Em janeiro de 2018, foi publicada a lei de número 13.589/2018, que diz que todos edifícios, públicos ou privados, são obrigados a fazer a manutenção dos sistemas de ar-condicionado. Para as empresas é mais um ponto de atenção e mais um motivo para manter o sistema de ar-condicionado em ordem.

Por contrato, algumas empresas têm equipes terceirizadas para realizarem a manutenção de ar-condicionado, mesmo as mais simples e preventivas. O trabalho realizado por técnicos que prestam serviços externos pode ser facilitados por meio de aplicativos e sistema web. Com isso, os gestores podem fazer toda coordenação dos chamados. Dessa forma, todos os clientes que solicitam visita técnica, são atendidos de forma organizada. Além de evitar atrasos e descontentamentos com atendimentos fora de hora.

Porém, a manutenção precisa ser realizada por profissionais com experiência nos diversos modelos de ar condicionado. A Tecnoar conta com uma equipe qualificada com conhecimento no seu aparelho.

Entre em contato conosco e faça um orçamento

(44) 9982-45709